Pesquisar neste blogue

A carregar...

sábado, 9 de julho de 2011

Tumor Cerebral

O aparecimento de corpos estranhos no nosso corpo, faz com que o organismo reaja de uma maneira, tentando se defender e nos manter saudável, tentando evitar que aquele corpo estranho nos cause algum mal. Algumas lesões aparecem devido algumas causas que sabemos ou até mesmo de causas desconhecidas. Por isso é importante realizar visitas periódicas ao médico, pois nem todas as doenças se manifestam rapidamente, algumas somente se manifestam quando já estão em um grau avançado. Uma das aparições de um corpo estranho no nosso organismo é com a origem de um tumor, que é a razão do câncer de cérebro.

Tumores

Tumor é toda lesão ou massa que aparecem devido a multiplicação desordenada de células normais ou células envelhecidas ou doentes. Um dos tumores mais perigosos é o tumor cerebral. Estes em sua maioria se originam de membranas que cobrem o cérebro, originários das meninges. Tumores que ocorrem na medula também são descritos como tumores cerebrais, pois a medula também faz parte do sistema nervoso central.
Não há um único motivo que justifique o aparecimento de um tumor cerebral, mas alguns genes que foram estudados podem levar ao surgimento desses tumores pelo corpo, assim como também no cérebro. Outro motivo que pode levar ao aparecimento de tumores é o uso de radiação no próprio tratamento, o que pode levar ao surgimento de outros tumores.
Além dessas causas, algumas substancias químicas também podem influenciar no aparecimento de tumores cerebrais, embora não se tenha uma comprovação exata.

Sinais e Sintomas

Os sintomas irão variar de pessoa pra pessoa, mas os mais comuns são: cefaleia, vômitos, perdas relativas da coordenação motora, perda da visão, tontura, dor no rosto, perda de audição, perda de sensibilidade principalmente em braços, entre outros. O relato de tais sintomas juntamente com a história clínica do paciente que fazem com que o médico suspeite de um tumor cerebral, mas somente com exames específicos que será possível ter certeza do diagnóstico.

Tratamento

O tratamento é bem variado, pois irá depender do local do tumor, da extensão do tumor, mas na maioria dos casos é indicada a cirurgia para que haja remoção do tumor. Após a remoção, o tumor segue para biópsia, aonde será possível saber se o tumor é benigno ou maligno. Em caso de tumor benigno, simplesmente com a remoção, o indivíduo está curado. Agora, no caso de um tumor maligno ou da presença de metástase, será necessário além da remoção, tratamentos com radioterapia e quimioterapia quando forem necessários. Além desses tratamentos, o uso de medicamentos é indicado para controle e diminuição dos sintomas.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Health Tip of The Day