Pesquisar neste blogue

terça-feira, 26 de julho de 2011

Incontinência Urinária

Muitas doenças são mais comuns de acordo com a localidade e região do país, outras são mais comuns com a chegada da idade. No caso das doenças mais comuns da idade avançada é a Incontinência Urinária. Mas essa afirmação não é 100% verdadeira, pois existem outros inúmeros fatores que contribuem para que a Incontinência urinária aconteça. Conheça nesse artigo as causas e como é realizado o tratamento da incontinência.

O que é?

A incontinência urinária é a perda involuntária de urina, ou seja, é quando o indivíduo não possui o controle miccional e não consegue segurar quando a urina está prestes a sair. Esse controle é realizado pela musculatura perineal tanto no homem quanto na mulher. É um problema mais comum nas mulheres, principalmente depois da gravidez.
A mulher quando engravida se transforma de diversas maneiras. O corpo começa a se adaptar para receber o feto, isso faz com que as pressões do organismo mudem e a posição de alguns órgãos também mudem. Por isso que as grávidas sentem maior vontade de urinar do que o normal. Após a gravidez a musculatura perineal ficou mais flácida e mais distendida devido a expulsão do bebê, isso faz com que a musculatura não seja completamente eficiente no momento que a mulher vai urinar, podendo ocorrer a perda de urina involuntariamente.

Como funciona?

A incontinência ocorre quando o estoque e o esvaziamento da urina da bexiga não funcionam de uma maneira coordenada. Esta falta de coordenação entre os processos de estoque e esvaziamento é devido a um mau funcionamento dos nervos e músculos da bexiga ou uretra. Em mulheres, a incontinência pode também ser causado por uma perda de suporte da bexiga e uretra.

Tipos de incontinência

Existem três tipos de incontinência urinária, que são:
  • Incontinência de esforço: ocorre a perda de urina mediante algum esforço físico por mínimo que seja, como tossir ou espirrar.
  • Incontinência de urgência: quando o indivíduo perde urina sem realizar nenhum esforço, perde urina espontaneamente, ao repouso.
  • Incontinência Mista: é o tipo de incontinência que ocorre tanto na realização de um esforço quanto ao repouso.

Tratamento

O tratamento da incontinência urinária é feita basicamente de medicações (que tratam a incontinência melhorando a função dos nervos ou músculos da bexiga ou uretra), terapia comportamental (algumas mudanças no comportamento e/ou estilo de vida visando à continência), retreinamento vesical (urinar com horário marcado), fisioterapia (exercícios para musculatura pélvica e perineal) e procedimentos cirúrgicos (são usualmente recomendados em casos mais graves de incontinência, são usados para reparar lesões, anormalidades ou mau funcionamento dos músculos ou tecidos do trato urinário).

Sem comentários:

Enviar um comentário