Pesquisar neste blogue

sábado, 9 de julho de 2011

Doença Esquistossomose

Algumas doenças são bem conhecidas pelo nome, mas nem todo mundo sabe da sua fisiopatologia, ou seja, como ela se manifesta dentro do nosso organismo. Uma doença que é muito comum em lugares com pouco saneamento básico é a Esquistossomose. Saiba mais sobre essa doença logo abaixo.

O que é?

A Esquistossomose é causada por um verme que vive em diversas partes do mundo e que não é controlado ainda pelo sistema de saúde. O hospedeiro principal do agente da Esquistossomose é o homem, que colocam seus ovos nas fezes e na urina do ser humano e que são disseminados na natureza. Esses vermes parasitas também utilizam lesmas, caracóis e caramujos como hospedeiro secundário. Estão presentes em aguas não tratadas, como em lagos e represas contaminadas, acabando contaminando o homem através da pele pelo contato com essa água contaminada.

Sintomas

Quando ocorre a contaminação, o indivíduo esboça uma reação alérgica através da pele, com sintomas como coceira e sinais como a pele avermelhada. Esses sinais e sintomas são apresentados, pois o parasita penetra na pele. Após algum tempo depois da contaminação, o indivíduo começa a apresentar febre, dores de cabeça, calafrios, dores abdominais, náuseas, vômitos e tosse. Em casos mais avançados, pode se notar através de exames específicos, o crescimento de fígado e do baço, além da presença de linfonodos inflamados por todo o corpo. Em casos crônicos, a doença se manifesta com dores abdominais como cólicas, juntamente com diarreia ou disenteria.

Tratamento e Prevenção

Prevenir é extremamente importante e isso pode ser feito através de tratamentos da água, mas que será necessário a ajuda de órgãos públicos responsáveis pela saúde pública. Enquanto isso não ocorre, temos que ter cuidados como usar botas ao pisar em águas não tratadas e sempre ferver águas e alimentos, para que destrua qualquer tipo de organismo contido alí.
O tratamento é realizado através do uso de medicamentos para controle dos sintomas e medicamentos para disseminação dos parasitas espalhados pelo organismo.

Sem comentários:

Enviar um comentário