Pesquisar neste blogue

terça-feira, 26 de julho de 2011

Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC)

Não só no inverno, mas tem se tornado extremamente comum possuir algum problema com relação ao aparelho respiratório, influenciando na maneira de respirar, dificultando assim na entrada e saída do ar. Existem diversas doenças que afetam o nosso aparelho respiratório, algumas são genéticas, outras são adquiridas, mas todas acabam afetando a nossa respiração. Uma doença que atinge nosso aparelho respiratório é a DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica). Saiba mais sobre essa doença, como ela é causada e qual o tratamento apropriado.

O que é?

A DPOC é uma doença que como o nome já diz, é crônica e obstrutiva, ou seja, ela diminui a capacidade de respiração, dificultando na entrada e na saída de ar dos pulmões. As pessoas que possuem essa doença apresentam também características da bronquite e também do enfisema pulmonar. Então, quando o termo DPOC é usado, indica que o texto se refere a todas as doenças pulmonares que são crônicas e obstrutivas, sendo elas as mais comuns como bronquite, enfisema pulmonar, asma brônquica e bronquioectasias.

Como ocorre?

Na DPOC há uma obstrução ao fluxo de ar, que ocorre, na maioria dos casos, devido ao tabagismo de longa data. Esta limitação no fluxo de ar não é completamente reversível e, geralmente, vai progredindo com o passar dos anos. A doença se desenvolve após vários anos de tabagismo ou exposição à poeira (em torno de 30 anos), levando à danos em todas as vias respiratórias, incluindo os pulmões. Estes danos podem ser permanentes. O fumo contém irritantes que inflamam as vias respiratórias e causam alterações que podem levar à doença obstrutiva crônica.

Sinais e Sintomas

Os sintomas mais comuns da DPOC são:
  • Tosse com ou sem expectoração
  • Catarro
  • Respiração curta
  • Chiado no peito
  • Em casos mais graves, apresentam fraqueza no coração e inchaço de pernas e pés.

Tratamento

Caso o portador da DPOC seja tabagista, a primeira coisa que se deve fazer é parar de fumar. Para isso, podem ser utilizados medicamentos de combate ao fumo, assim como o uso de broncodilatadores que são medicamentos extremamente importantes para que haja uma respiração melhor, permitindo uma entrada e uma saída de ar necessária.

Sem comentários:

Enviar um comentário