Pesquisar neste blogue

sábado, 9 de julho de 2011

Infecção Bacteriana no Sangue

Diversas alterações no nosso organismo são devido algum problema no nosso sangue, que levam a algumas doenças. Por isso que muito se é detectado através de exames de sangue que são feitos rotineiramente. Quando estamos com alguma infecção, o sangue é o primeiro a sentir isso, pois uma vez contaminados por algum vírus ou bactéria, os componentes da infecção caem direto na corrente sanguínea e isso causa todos os sintomas, pois o sangue acaba levando para diversas partes do corpo. Há dois tipos de infecção, a bacteriana e a por vírus. Nesse artigo iremos abordar a infecção bacteriana e mostrar como ela funciona e se manifesta.

O que é?

A infecção bacteriana pode ser causada por bactérias intra e extracelulares, cada um apresenta uma forma diante da resposta imune. A maioria dos casos de infecção bacteriana são causadas por bactérias extracelulares, que são aquelas que ultrapassam a barreira natural como a pele, por exemplo. Quando essas bactérias rompem a barreira, um mecanismo imune é acionado na tentativa de bloquear a invasão dessa bactéria.
Quando há um quadro infeccioso no organismo é possível verificar no hemograma, pois há uma grande concentração de leucócitos, que sugerem um foco infeccioso. É possível ver também uma grande concentração de neutrófilos, pois eles possuem uma ação microbicida contra essas bactérias.

Quadro infeccioso

Frente a um possível quadro infeccioso, o médico solicita o hemograma completo e se certifica através da concentração de neutrófilos e leucócitos, como citados anteriormente. O que leva o médico a pedir um hemograma para constatação é o relato do paciente por sentir alguns sintomas que são característicos, como febre e inflamação de alguns linfonodos.

Tratamento

O tratamento de uma infecção bacteriana é feita através da ingestão de antibióticos, visando controlar a infecção e combater a invasão e proliferação das bactérias. É feito um teste para saber qual antibiótico será mais eficaz contra a bactéria presente no organismo. Após o uso de antibióticos, só resta esperar até que o quadro se estabilize.

Sem comentários:

Enviar um comentário