Pesquisar neste blogue

sábado, 9 de julho de 2011

Retinose Pigmentar

Existem diversas doenças que são responsáveis por causar problemas na visão e nos nervos oculares. Doenças assim são extremamente preocupantes e de difícil diagnóstico normalmente, pois possuem sinais e sintomas parecidos e podem levar facilmente a cegueira. Uma doença não muito conhecida pela população e que afeta a visão é a Retinose pigmentar.
O que é?
A retinose pigmentar é uma doença que afeta a retina e o nervo óptico. É uma doença que tem como causa a genética e acontece devido a uma alteração em algumas células da retina, chamadas de cones e bastonetes, que são responsáveis por transformar a luz em impulsos nervosos que vão para o cérebro e daí que são formadas as imagens. Uma vez que alguém seja portador da doença, essas imagens não será mais formadas da mesma maneira, pois as células vão sendo lesadas de modo progressivo, comprometendo primeiramente a visão a noite e a visão periférica. É uma doença rara, mas existem 40 mil casos de retinose pigmentar no Brasil.
O que causa?
O que causa essa doença são os genes, pois a doença é genética, então não há nenhuma causa exterior. Doença genética passa de pai para filho, então é preciso atenção redobrada com as gerações futuras. A explicação para o aparecimento da doença nos genes, é que essa doença pode ser fruto de uma mutação genética no momento em que as células são formadas.
É aconselhável que as pessoas que sejam portadoras da doença ou que tenham algum caso na família, ao planejar ter filho, façam o aconselhamento genético, para saber quais serão as chances de quando se tiver um filho, que ele nasça com a doença.
Sintomas:
Toda doença possui seus sintomas que costumam se manifestar para mostrar que algo está errado com o nosso organismo. No caso da Retinose Pigmentar, alguns sintomas são:
  • Dificuldade para enxergar
  • Diminuição da visão periférica
  • Diminuição da visão central

Tratamento

Ainda não existe um tratamento específico para a retinose pigmentar, mas novas pesquisas científicas prometem trazer novas técnicas para evitar que as células sejam deterioradas. Mas uma boa maneira de ir tratando a retinose é através da ingestão de vitamina A, que são ótimas para o nosso sistema visual.

Sem comentários:

Enviar um comentário