Pesquisar neste blogue

sábado, 9 de julho de 2011

Resfriado na Gravidez

Existem certos períodos da nossa vida em que nosso organismo fica mais frágil e suscetível a ter algumas enfermidades, como os resfriados e gripes. Isso é indicação de que houve contato com o vírus e por estar com o sistema imunológico baixo, você fica mais propenso a ficar resfriado ou gripado. Isso é muito comum entre as grávidas, principalmente no inverno. Muitas ainda não sabem o porquê que isso acontece e não sabem como se portar diante dessa situação. Saiba tudo aqui.

Os resfriados sempre aparecem?

Uma das queixas das grávidas é ter resfriados constantes e muitas não entendem o porquê. A resposta é simples. Por estar grávida, o sistema imunológico fica suprimido para poder evitar qualquer tipo de rejeição ao feto, isso acaba deixando a grávida mais vulnerável ao contágio de vírus e bactérias, causando o resfriado ou a gripe.
Nesses períodos, é preciso ter cuidado porque a grávida costuma ficar debilitada com um resfriado. Então, é importante a ingestão de muitas frutas, verduras e legumes, para que o sistema imunológico possa ficar fortalecido, combatendo qualquer agente infeccioso que desejar ultrapassar as barreiras de proteção do organismo. Além disso, o descanso é extremamente importante, o descanso tanto do corpo quanto da mente, evitando se estressar.

É permitido tomar remédios?

Ao estar grávida, é necessário checar qualquer tipo de medicamento junto ao seu médico, para que ele possa lhe auxiliar e orientar, informando se aquele medicamento é permitido ou não durante a gravidez, pois alguns medicamentos poderão fazer mal para o desenvolvimento do feto.
Em caso de resfriado, o paracetamol é seguro quando tomado nas doses que são recomendadas. Outros analgésicos podem afetar o desenvolvimento fetal. Por isso é muito importante que haja uma consulta antes.

Tratando dos resfriados

Há outras maneiras de tratar os resfriados sem ser através do uso de medicamentos. São elas:
  • Manter uma dieta equilibrada com frutas, legumes e verduras. Alimentos ricos em vitaminas, minerais, carboidratos, proteínas e gordura.
  • Utilize inalador somente com soro fisiológico para que haja a desobstrução das vias áreas superiores.
  • Faça um bom chá de mel com limão e faça gargarejos com água e sal para ajudar caso esteja com a garganta inflamada.
  • Descanse bastante, pois um corpo cansado deprime ainda mais o sistema imunológico.
Seguindo tais cuidados, você ficará muito bem sem a utilização de medicamentos que podem ser nocivos ao seu bebê.

Sem comentários:

Enviar um comentário