Pesquisar neste blogue

sábado, 9 de julho de 2011

Doença Cólera

Algumas doenças antigamente eram completamente agressivas e atingiam milhões de pessoas, deixando diversos países em alerta devido a epidemia que acontecia. A cólera era uma dessas doenças, que estava presente desde os primeiros séculos da humanidade.

A cólera

É uma doença que é transmitida através da ingestão de água e alimentos contaminados por fezes ou vômitos de alguém que seja portador da doença. Outros modos de transmissão da doença é através do contato da bactéria através da pele, quando o indivíduo se banha em aguas contaminadas e sem tratamento adequado. A partir do contato com a bactéria, o indivíduo já está sujeito ao desenvolvimento da doença e ao aparecimento dos sintomas em aproximadamente cinco dias após o contato.

Sinais e Sintomas

A cólera é uma doença que causa sintomas como:
  • Diarreia aguda
  • Vômitos
  • Câimbras, em casos mais acentuados
  • Intensa perda de peso
  • Olhos turvos
A bactéria tem alto poder de dissipação e faz com que a doença se multiplique no intestino delgado de uma maneira bem rápida. Devido aos sintomas, o indivíduo pode apresentar desidratação, tendo perda de sais minerais e tendo queda da pressão sanguínea. Isso se dá pela diarreia e pelos vômitos que são manifestações da cólera.

Pandemia

A cólera é uma doença que se manifesta na maioria das vezes de forma assintomática e isso é o principal motivo para que ela se propague com facilidade, pois o portador acaba transmitindo a doença sem saber que a possui. Poucas pessoas desenvolvem os sintomas e uma vez contaminado, o portador liberam os vibriões decorrente da bactéria através das suas fezes por cerca de vinte dias.
A cólera é responsável por ocasionar cerca de sete pandemias, ou seja, quando acomete muitas pessoas simultaneamente em muitos países ou continentes. A doença afeta lugares que não possuem saneamento básico adequado, aonde o ambiente é perfeito para a sobrevivência da bactéria por pelo menos cinco dias.

Tratamento e Prevenção

A bactéria que transmite a cólera não resiste a temperaturas acima de 80°C e nem ao cloro, portanto, a fervura de água antes que haja sua ingestão é fundamental. Além disso, a utilização de cloro na água também evita que a bactéria sobreviva. É importante ferver a água e colocar cloro na água em que os alimentos ficarão, para que haja a morte dessa bactéria, impedindo a contaminação das pessoas que ingerirem a água e os alimentos.
O tratamento é basicamente medicamentoso, com a prescrição de antibióticos para controle das bactérias, além de outros medicamentos para controle dos sintomas. Medicamentos antidiarreicos não são aconselháveis, pois facilitam a multiplicação da bactéria por diminuir o peristaltismo intestinal. Também há a vacina, mas que só é requerida como medida complementar e em casos de risco de infecção elevado.

Sem comentários:

Enviar um comentário