Pesquisar neste blogue

terça-feira, 26 de julho de 2011

Bulimia Nervosa

Muitas meninas e mulheres sofrem com aquela gordurinha indesejada, aqueles quilinhos que nunca desaparecem. Algumas conseguem ter paciência e dedicação, outras querem resultados imediatos, coisa que não acontece. Por sempre querer resultados imediatos, muitos problemas acabam sendo inevitáveis nesses momentos. Em busca do corpo ideal e da magreza tão desejada, algumas mulheres acabam apelando para medidas que parecem solucionar na hora, mas que na verdade trazem gravíssimos prejuízos a saúde. Dentre diversos problemas, os que mais afetam meninas com desejo de emagrecer, é a anorexia e a bulimia nervosa. Saiba aqui muito mais sobre a Bulimia Nervosa e todos os males que ela causa na vida de uma pessoa.

O que é?

A bulimia nervosa é um transtorno alimentar que é causado por obsessão por magreza e devido à pessoa sempre achar que está acima do peso. A bulimia é a necessidade de ingerir grande quantidade de comida e após a ingestão sentir culpa por ter comido tudo e por medo de engordar, o que leva a pessoa a provocar o vômito para eliminar toda comida ingerida. A indução ao vomito pode ser realizada por várias formas, através de laxantes, com objetos que são enfiados na garganta ou até mesmo com o próprio dedo, estimulando o vômito e eliminando tudo.
Essa doença é realizada com voracidade e causa grandes danos aos dentes, a boca e principalmente ao trato digestivo, que é constantemente danificado pelo refluxo de conteúdo gástrico que é estimulado pelo portador da doença.

Sinais

A bulimia é algo que está completamente ligado ao psicológico e a autoestima extremamente baixa. Pessoas que não se sentem bem com o seu corpo acabam buscando um jeito mais rápido de emgrecer e perder tudo aquilo que foi ingerido. Muitas meninas passam por isso, mas seus pais acabam não notando os sinais. É preciso ficar atento para intervir o quanto antes e evitar que a doença cause graves prejuízos a saúde. Procure verificar a presença de alguns sinais tais como:
  • Esconder a comida reservada para episódios de voracidade
  • Mentir sobre o que comeram;
  • Comer compulsivamente em segredo;
  • Vomitar em segredo;
  • Esconder artigos como laxantes ou diuréticos;
  • Deixar a água da torneira ou do duche a correr na casa de banho para disfarçar os episódios de vômitos;
  • Demonstrar uma preocupação profunda em relação ao peso, forma do corpo e aspecto em geral;
  • Queixas frequentes em relação a dores de garganta (causadas pelos repetidos vômitos);
  • Queixas frequentes em relação a problemas dentários (também causados pelos vômitos);
  • Esconder-se atrás de roupas largas e soltas;
  • Demonstrar pouco ou nenhum impulso sexual.

Tratamento

Não há a cura completa da bulimia, portanto é mais importante que haja prevenção. Uma vez que alguém tenha a bulimia é preciso que haja tratamento com uma equipe multidisciplinar, como endocrinologista, nutricionista, psicólogo, entre outros profissionais da saúde. É preciso que haja muito aconselhamento e que haja um tratamento visando diminuir os prejuízos que já foram feitos decorrentes da doença.

Sem comentários:

Enviar um comentário