Pesquisar neste blogue

sábado, 9 de julho de 2011

Doenças de Água

As chances de ser contaminado por algum vírus ou bactéria aumentam quando não há higiene. Tanto higiene pessoal como a higiene em qualquer ambiente permite a entrada e a proliferação de tais parasitas que causam diversas doenças. Por isso é importante manter todos os ambientes em que estamos em boas condições. Mas nem tudo está sob o nosso controle, pois com relação ao saneamento básico em alguns estados, a proliferação de bactérias é imensa, coisa que temos apenas que tomar cuidados, não tendo como tratar isso por conta própria sem a ajuda da saúde pública local.

Água não tratada

Existem diversas possibilidades de se adquirir uma doença, seja através do ar, através dos genes, através de alimentos contaminados e principalmente através de água contaminada. Muita gente não possui uma condição financeira boa e acaba tendo que viver em lugares em que o saneamento básico é extremamente precário. Isso faz com que as bactérias se proliferem facilmente e que as pessoas sejam facilmente infectadas. As pessoas necessitam usar a água, e a falta de água tratada e do esgoto também tratado facilita com que diversas doenças sejam transmitidas, o que provoca cerca de 30 mil mortes por dia no mundo todo.
Enquanto não há um saneamento básico adequado em diversas localidades, é preciso evitar que essas doenças sejam transmitidas tomando algumas precauções como:
  • Proteger açudes e poços utilizados para o abastecimento;
  • tratar a água eliminando micróbios e impurezas nocivas a saúde humana;
  • filtrar e ferver a água;
  • não lavar alimentos que serão consumidos crus com água não tratada como verduras, frutas e hortaliças.

Doenças transmitidas pela água

Dentre diversas doenças que são transmitidas pela água, existem algumas mais comuns como:

Prevenção e Tratamento

É importante que haja prevenção para evitar que essas doenças possam atingir a sua família. Para isso tome algumas medidas como: ferver a água antes de utiliza-la em qualquer lugar. Uma água contaminada tem grande poder de propagação de bactérias. Mantenha os alimentos em água fervida e se possível com cloro dentro, pois o cloro juntamente com a água quente mata as bactérias e evita que elas se proliferem. Mas uma vez que alguém tenha sido contaminado e adquira alguma doença, o tratamento irá depender da doença que foi transmitida, sendo ele basicamente feito pela ingestão de antibióticos.

Sem comentários:

Enviar um comentário