Pesquisar neste blogue

sábado, 19 de setembro de 2015

Impressora travou? Aprenda a resolver principais problemas

Quem usa impressora frequentemente sabe como este aparelho pode se tornar inconveniente às vezes. Isso porque, apesar de ser muito útil, esses dispositivos apresentam diversos problemas “misteriosos”, que normalmente não sabemos resolver. Veja a seguir uma lista com algumas possíveis soluções para os problemas mais comuns em impressoras e não perca mais tempo quebrando a cabeça.

Entenda os travamentos e “engasgos”
Existem algumas hábitos comuns entre usuários de impressoras que acabam prejudicando o seu uso. É normal, por exemplo, deixar um bloco de folhas brancas guardado, e na medida em que for precisando, colocando as folhas na impressora.

Porém, ao fazer isso, as folhas acabam ficando úmidas. Esse é um dos motivos que faz com que a impressora puxe mais de uma folha ao mesmo tempo, dando origem aos famosos “engasgos”. Ações como esta acabam acarretando problemas mecânicos na impressora.
Uma dica para quando isso acontecer é nunca puxar o papel por onde ele entrou. Se ele entrou por um lado, precisa sair pelo outro. Mudar esse ciclo pode trazer problemas maiores para sua impressora.

Problemas comuns e como resolvê-los

Veja a seguir uma lista com os erros mais comuns em impressoras e saiba como resolvê-los sem se estressar.

1. Fila de impressão 

A fila de impressão nada mais é do que o acúmulo de arquivos para serem impressos. Este erro é muito comum e felizmente fácil de resolver. Normalmente, ele acontece com arquivos muito pesados ou quando a impressora está configurada para utilizar um tipo de papel específico, impedindo que o documento fique pronto enquanto isso não for alterado.

Para resolver o problema, clique "Ctrl+Alt+Del" e abra o painel de controle, caso seu sistema sejaWindows, ou nos Utilitários de Impressão em máquinas Apple, e cancele a ordem de impressão.

2. Problemas com a tinta da impressora

Se ao imprimir um documento a folha saiu em branco ou manchada, é quase certo que o problema esteja na tinta da impressora. Esse erro também costuma fazer com que algumas impressoras parem de imprimir e comecem a apitar. Caso isso aconteça, o ideal é que você renove a tinta, pois ela pode estar velha e ter secado.

A maioria dos cartuchos existentes no mercado pode ser recarregada a custo baixo. Se seu cartucho está em dia, verifique se está instalado corretamente, uma vez que a má instalação afeta a impressão dos documentos. Lembre-se também de nunca usar produtos pirateados, pois eles oferecem má qualidade e podem ser recusados pela impressora.

3. Lado errado do papel

É comum trocar o lado do papel ao utilizar o tipo fotográfico. Ele apresenta uma superfície diferente para oferecer um resultado mais nítido e satisfatório. Já o outro lado não absorve tinta. Essa confusão não só causa problemas na hora de imprimir, como também pode fazer com que a tinta se espalhe pela sua impressora e cause uma bagunça. Por isso, é importante sempre verificar corretamente o lado certo do papel fotográfico.

Caso você já tenha colocado o papel do lado errado, o primeiro passo é tentar cancelar a impressão, principalmente se estiver imprimindo uma série de fotos. Retire com cuidado as folhas de papel da impressora, para evitar que a tinta escorra e suje tudo. Se quiser, você pode usar um lenço para segurar as películas, uma vez que a tinta pode manchar suas mãos.

4. Queda de energia elétrica durante uma impressão

Se a energia acabou e voltou logo em seguida durante a impressão, o ideal é desligar a máquina imediatamente. Isso vai evitar que o processo de impressão recomece enquanto você remova a folha parcialmente impressa. Depois, ligue a impressora novamente e veja se há alguma mensagem de erro ou barulhos estranhos que possam indicar danos internos. Para evitar que isto ocorra outras vezes, instale um no-break na impressora.

5. Objetos estranhos dentro da impressora

Pode parecer impossível, mas é comum casos em que objetos estranhos entrem na impressora e obstruam a passagem de papel. Isso pode fazer com que a cabeça de impressão seja obstruída por um papel encravado ou algum outro tipo de material que na deveria estar ali. Para resolver, primeiro desligue a impressora. Depois, abra a tampa da máquina e retire qualquer papel ou objeto que esteja encravado na trajetória de alimentação. Em seguida, volte a ligar a impressora e veja se ela vai imprimir.


Sem comentários:

Enviar um comentário