Pesquisar neste blogue

A carregar...

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Comparação entre o álcool líquido e o álcool em gel


ÁLCOOL LÍQUIDO


ÁLCOOL EM GEL

O Álcool em forma liquida é altamente explosivo


O Álcool em Gel devido a sua composição especial inibe as características de explosividade do álco

Devido as suas características de alta volatilidade, o álcool líquido é facilmente inflamável.


O Álcool em gel tem sua inflamabilidade inicial controlada, não permitindo o flash imediato quando entra em ponto de fulgor. Actua controladamente, evitando a queima dos dedos das pessoas que utilizam fósforos.

O Álcool líquido não é tóxico em contacto com a pele


O Álcool em Gel não é tóxico. Os aditivos nele adicionados para retardar o tempo de chama e controlar sua explosividade são comprovadamente atóxicos, do mesmo tipo utilizados em cosméticos.

O álcool líquido queima rapidamente devido ao seu alto poder de inflamabilidade.


A mesma quantidade de álcool (1 litro de álcool versus 1 litro de álcool em gel ) este último queimará em um tempo 4 a 5 vezes mais lentamente, dependendo das condições do ambiente. (umidade, calor, vento, etc.)

Quando derramado em qualquer superfície, se estiver em chamas, as mesmas se propagarão rapidamente, tendo em vista seu fácil espalhamento.


Quando derramado, mesmo que em chamas, devido a suas características de tixiotropia (viscosidade) o mesmo não se espalha, mantendo o fogo localizado.

Os riscos do álcool líquido, associado a sua escassez na Europa, fez com que há mais de 20 anos o mesmo tivesse sua venda controlada. O mesmo somente é vendido em farmácias como medicamento.


Contrariamente, o Álcool em Gel ou em forma sólida, já é conhecido e utilizado em outros paises há mais de 25 anos, devido a sua segurança no manuseio e outras vantagens associadas.

Devido ao controle implementado pela Anvisa, o álcool liquido para efeito de queima (acima de 92º GL), somente pode ser fornecido em embalagens mínimas de 200 litros, i.e. para uso industrial.


O álcool em gel para queima não é limitado por essa lei, nem apresenta os riscos durante movimentação, transporte e armazenamento como o álcool liquido.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Health Tip of The Day