Pesquisar neste blogue

domingo, 22 de maio de 2011

Estrabismo

Estrabismo: O que é?

Estrabismo

Você deve conhecer pessoas com Estrabismos e com certeza em algumas se nota rapidamente e em outras é bem leve. O Estrabismo ainda não é uma doença que os médicos tenham certeza das causas porque ela pode ser hereditária muito embora existam pessoas estrábicas que não tem histórico na família.

O que é?

É um defeito ocular no qual os olhos estão mal alinhados e apontam em diferentes direções. O não alinhamento pode ser notado sempre, ou pode ser notado esporadicamente.
Percebemos o estrabismo mais frequentemente em crianças apesar de que pode acontecer com adultos que nunca tiveram nada.

Como perceber?

Às vezes o problema é leve, mas para que não se agrave existem alguns fatores que podem fazer diferença.
  • O ponto de luz que é refletido em cada um dos olhos não é simétrico
  • A tendência é inclinar a cabeça para um lado.
  • Olhar para o sol só com um olho
  • Não é capaz de calcular profundidade
  • Os olhos apresentam desvio para dentro ou para fora
  • Os olhos não se moverem juntos

Causas

Estrabismo
Pode ser hereditária e com raras exceções não haver nenhum caso na família e precisa ser tratada com rapidez porque no caso de crianças onde o problema do estrabismo é mais freqüente, ela passará a ignorar completamente a imagem do olho que apresentar mais problema causando complicações futuras de visão.

Tratamentos

Os tratamentos do estrabismo são para endireitar os olhos, corrigir a visão e restaurar a visão correta.
Podem ser usados, óculos, medicação injetável que fará com que os nervos oculares voltem a funcionar, colírios ou pomadas e em último caso a cirurgia.
Quanto mais cedo for feito qualquer tratamento do estrabismo, mais fácil será a correção, por isso se você perceber alguém do seu convívio com estrabismo encaminha a um oftalmologista para que os procedimentos sejam rapidamente feitos e a pessoa volte a enxergar melhor e recuperar a auto-estima.
Estrabismo
Sabemos que principalmente no caso de crianças o estrabismo vai gerar gozações e isso poderá refletir negativamente na formação desta criança. Por isso quanto mais rápido mais fácil de se livrar do problema já que é uma doença de fácil tratamento, mas que pode demorar um pouco para surtir efeito se a opção não for cirúrgica.

Sem comentários:

Enviar um comentário