Pesquisar neste blogue

sábado, 28 de maio de 2011

ECOGRAFO


Ultrassonografia


A ecografia ou ultra - sonografia é um exame realizado por um médico especialista em radiologia, com o auxílio de um ecógrafo. As imagens são obtidas através de ultra-som pelo que não apresenta riscos nem efeitos secundários a sua realização. Este exame permite obter diagnósticos e é um meio de observação dos órgãos internos aquando da realização de biópsia.
O aparelho (ecógrafo) tem uma sonda (transdutor) que emite um som quando é encostada na pele da pessoa, que o ouvido humano não consegue ouvir. Este som é reflectido pelos órgãos, captado pela sonda e transformado em imagens que são visualizadas no monitor do aparelho. O médico pode imprimir as imagens para entregar posteriormente à pessoa juntamente com o relatório do exame.
Preparação para o exame
Geralmente é fornecida a informação sobre o tipo de preparação, na altura em que o exame é marcado.
Se a ecografia for abdominal, é necessário jejum de pelo menos oito horas. Na ecografia da região pélvica é necessário a bexiga cheia. Nos doentes algaliados é colocado uma tampa ou pinça na algália para impedir a saída da urina. Nos doentes insuficientes renais pode ser necessário colocar uma algália e instilar soro através desta para encher a bexiga, e retirado após o exame.
Realização do exame
Este exame não provoca dor e demora cerca de 10 minutos. Na ecografia abdominal  o doente é deitado numa marquesa e o médico coloca um gel na zona que quer observar. A sonda do ecógrafo desliza na pele sobre gel, que facilita a transmissão e captação do som. As imagens são visualizadas de imediato no monitor do aparelho.
O médico ginecologista pode optar por realizar uma ecografia transvaginal. Neste exame é colocado na extremidade da sonda um preservativo descartável, lubrificado e de seguida é introduzida a sonda, através do espéculo, na vagina para visualizar o útero, trompas, ovários e nas grávidas o feto, o tempo de gestação e possível gravidez ectópica. Esta via também não provoca dor e pode ser feito com a presença de sangue.
A ecografia 3D  permite obter imagens tridimensionais, utilizando a mesma técnica mas com aparelhos mais modernos.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário