Muitas pessoas sentem dores em todo o corpo e por muito tempo não conseguem descobrir o real motivo e a possível causa para o aparecimento delas. Alguns tentam tratamentos alternativos sem nem ao menos obter um diagnóstico, realizando tratamento somente para se livrar da dor que incomoda tanto. Algumas doenças não são tão conhecidas e possuem sintomas que são clássicos, o que faz com que seu diagnóstico seja difícil, por ter inúmeras doenças com os mesmos sinais. Uma doença que não é muito conhecida, mas que atinge muita gente é a Fibromialgia.
O que é?
A fibromialgia é uma síndrome musculoesquelética de causa idiopática que causa dor difusa e crônica. É uma síndrome que é caracterizada pela presença de 11 de 18 pontos dolorosos, os chamados tender points. Quando o indivíduo refere dor em pelo menos 11 desses 18 pontos, é diagnosticado a Fibromialgia, juntamente com outros exames complementares.
Sintomas
São vários os sintomas da fibromialgia, mas dentre eles os principais são:
- Fadiga
- Sono
- Depressão
- Ansiedade
- Dor difusa e crônica
- Dor de cabeça
- Dormência de pés e mãos
- Dor abdominal
A síndrome não causa deformidades e nem limitações. O que pode acontecer é que haja limitação do movimento devido a dor que o indivíduo sente, que o impossibilita de realiza-lo. Os portadores da fibromialgia passam anos apenas com a dor e a fadiga, sem grandes alterações. Ainda não se sabe a causa da fibromialgia, mas alguns estudos apontam a diminuição de serotonina, o que pode provocar maior sensibilidade aos estímulos dolorosos, o que pode implicar na diminuição do fluxo de sangue que ocorre nos músculos e tecidos mais superficiais.
Tratamento
Por ainda não saber a causa certa da síndrome, o tratamento é basicamente realizado para amenizar os sintomas, no caso os mais aparentes, que são a dor e a fadiga. Então, o tratamento é baseado no uso de analgésicos e de terapias alternativas que possam amenizar todos os sintomas, como acupuntura, musicoterapia, hidroterapia e principalmente o trabalho contra a fadiga e dor feito pela Fisioterapia. A doença não possui cura e se trata de uma doença crônica. Por isso o indivíduo portador irá ter que se tratar sempre e utilizar todas terapias para poder manter uma boa qualidade de vida.
Sem comentários:
Enviar um comentário