Existem algumas doenças que se tornam mais comuns com a chegada da idade. As piores doenças são aquelas que afectam directamente o coração, pois podem nos levar facilmente a morte, e aquelas que prejudicam nossa função cerebral, pois é algo extremamente difícil de recuperar. O Derrame Cerebral é algo que tem atingido cada vez mais pessoas pelo país e faz com que a pessoa possa ficar com algum déficit neurológico.
O que é?
O Derrame Cerebral é o chamado AVC ou Acidente Vascular Cerebral. O derrame normalmente acontece por falta de oxigenação no cérebro devido algum dano sofrido, tendo como consequência a morte das células. É algo que ocorre de maneira abrupta e pode ir progredindo ao longo do tempo. O dano é causado, pois o cérebro fica sem oxigenação por algum tempo, depende de cada caso, isso afeta as partes que não receberam oxigenação.O AVC pode ser classificado de duas maneiras:
- AVC isquêmico: ocorre por oclusão de um vaso sanguíneo que acaba impedindo a passagem do fluxo habitual, afectando algumas regiões que ficaram sem oxigenação devido ao fluxo interrompido. De todos os AVC’s, cerca de 80% dos casos trata-se de AVC isquêmico.
- AVC hemorrágico: é quando há hemorragia, ou seja, extravasamento de sangue no cérebro, associado a outros factores como inchaço cerebral. Cerca de 20% dos AVC’s são hemorrágicos.
Como se desenvolve?
Existem alguns factores de risco que possam dar origem ao AVC, são eles:- Hipertensão arterial
- Doenças cardíacas
- Fibrilação atrial
- Diabete
- Tabagismo
- Hiperlipidemia
- Entre outros.
Sem comentários:
Enviar um comentário