Hoje em dia, mesmo com tantos recursos, algumas mulheres ainda acabam ficando grávidas, pois não sabem como funcionam alguns anticoncepcionais ou não possuem o conhecimento sobre tais métodos contraceptivos. Existem diversas maneiras de se prevenir uma gravidez indesejada. Dentre as mais conhecidas além do uso de preservativo está o uso de anticoncepcionais orais.
As pílulas anticoncepcionais inibem a ovulação, sendo este o principal mecanismo de acção dos anticoncepcionais. Além disso, as pílulas também promovem a alteração do muco cervical, da motilidade das tubas e do endométrio.
Os anticoncepcionais mais usados são os combinados mensais, que devem ser iniciados no primeiro ou no segundo dia do ciclo menstrual e tomados diariamente, preferencialmente no mesmo horário, durante 21 dias. Quando acaba a cartela faz-se uma pausa de uma semana, quando geralmente ocorre a menstruação, voltando após uma semana a iniciar nova cartela.
Anticoncepcionais Mensais
Os anticoncepcionais são utilizados como métodos contraceptivos visando evitar uma gravidez e muitas vezes também para controlar os sintomas pré-menstruais, como cólicas, dores de cabeça, entre outros. O anticoncepcional é o método mais difundido e usado no mundo, pois se trata de um método reversível bastante eficaz e o mais efetivo dentro desses métodos reversíveis. Os anticoncepcionais orais podem ser combinados, que é o mais comum tomado mensalmente, os constituídos apenas de progestágeno, no caso da minipílula ou trimestral.Esses anticoncepcionais são aqueles comprimidos que contém estrógeno e progestogênio associado. De todos os comprimidos, todos possuem a mesma dosagem e são dividas basicamente de acordo com a dose de etinilestradiol, ficando mais ou menos assim:
0,02mg de etiniestradiol + 0,03 de etinilestradiol = Baixa dose0,05 de etiniestradiol = alta dose
Sem comentários:
Enviar um comentário